Edição Nº 291 - Nov/Dez 2007

Rubrica: PCP

A Greve Geral no Porto - Luta e esclarecimento

por Ana Valente

As grandes jornadas de luta dos dias 12 de Outubro e 2 de Março, bem como a de 28 de Março, da Interjovem, contra a precariedade, entre muitas outras lutas sectoriais, ajudaram a fazer da Greve Geral de 30 de Maio, convocada pela CGTP-IN, uma grandiosa jornada.

A Greve Geral no Algarve - Uma expressiva adesão

por Luís Piçarra

Para muitos trabalhadores da região do Algarve a ilusão de que o governo PS/Sócrates iria atacar, tal como foi incessantemente vendido pelo PS na campanha eleitoral, os problemas que afectam estruturalmente a generalidade dos trabalhadores portugueses e particularmente os do Algarve, deu lugar a um crescendo de descontentamento com a política social do governo PS.
O estado de graça durou pouco tempo. Os sinais de que o PS no Governo não só iria aprofundar a política de direita dos seus antecessores, PS e PSD/CDS, como iria cavar ainda mais fundo nos direitos dos trabalhadores, tornaram-se visíveis bem cedo.

A Greve Geral em Viseu - A experiência do distrito

por João Abreu

Já muito se falou da importância da Greve Geral de 30 de Maio na luta dos trabalhadores contra a política de direita do Governo PS/Sócrates e dos seus reflexos na melhoria da organização e estruturação sindical.
Propomo-nos nós, agora, com este artigo, trazer ao conhecimento dos leitores a experiência vivida pela organização do Partido e pelo movimento sindical em Viseu na preparação e concretização dessa grande jornada de afirmação do sindicalismo de classe.