Revolução de Outubro, Edição Nº 291 - Nov/Dez 2007

Viva a Revolução de Outubro!

por Revista «O Militante»

Com este destacável dedicado à Revolução de Outubro por ocasião do seu 90.º aniversário, que inclui documentos e testemunhos de um grande valor histórico, a redação de O Militante procura sobretudo sensibilizar os seus leitores para o estudo e a reflexão sobre um acontecimento que influenciou decisivamente a marcha do século XX e encerra experiências e ensinamentos da maior actualidade. Os artigos e materiais publicados falam por si. Chama-se mesmo assim a atenção para alguns textos produzidos no fragor da tempestade revolucionária e para o que eles exprimem quanto à natureza, necessidade e profundidade da revolução proletária de 1917. Do apelo «Aos cidadãos da Rússia», o primeiro da revolução triunfante, ao discurso de Lénine, um ano depois, na inauguração do memorial a Marx e Engels, todos eles constituem, em geniais monumentos de síntese e de inspirada ligação entre a teoria e a prática revolucionária, testemunhos vivos de um empreendimento inédito e grandioso que os comunistas portugueses não deixarão falsificar nem cair no esquecimento.   Revolução de Outubro - Erro ou necessidade histórica? - Artigo de Domingos Abrantes Aos cidadãos da Rússia!

Aos Operários, Soldados e Camponeses!

Decreto sobre a Paz

Decreto sobre a Terra

Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado Discurso de Lénine sobre o aniversário da Revolução Discurso de Lénine na inauguração do monumento a Marx e Engels