Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 297 - Nov/Dez 2008

Rúbrica: PCP

II Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal: Uma obra inspiradora

por Rui Mota

O II tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, que agora vem a público, traz-nos textos escritos entre 1947 e 1964. Neste período de pouco mais de 15 anos, Álvaro Cunhal reata as relações internacionais do PCP na sua viagem à Jugoslávia e à União Soviética, é preso, faz da prisão um espaço de luta, de resistência e de estudo, participa na grandiosa fuga da Cadeia do Forte de Peniche, com mais 9 camaradas, desempenha um destacado e decisivo papel no intenso debate ideológico no interior do Partido e no seio do movimento comunista internacional.

III Congresso do PCP: Significado e importância

por Domingos Abrantes

Realizado há 65 anos, o III Congresso do PCP (I ilegal) constituiu um marco muito particular no conjunto dos seus congressos. A sua realização, as suas decisões e orientações essenciais, prosseguidas e desenvolvidas pelo IV Congresso (1946), marcaram decisivamente a evolução da vida partidária e de certo modo as características fundamentais que determinaram o que o PCP foi e continua a ser.

Esta força que vem de longe

por Aurélio Santos

É de força que fala o último capítulo das Teses para este XVIII Congresso: «Por Abril, pelo socialismo, um Partido mais forte»!
É certo que, sem subestimar a nossa força, tem sido nossa preocupação constante o fortalecimento do partido. Preocupação essencial para quem, a nível da análise de situações concretas e no terreno prático, tem de avaliar com precisão a correlação das forças em presença.