Edição Nº 312 - Mai/Jun 2011

Rubrica: Tema

Reflexões sobre democracia, crise e demagogia

por Aurélio Santos

A complexa e preocupante situação política nacional e internacional que se vive nos dias de hoje requer que dela se faça uma lúcida e desapaixonada análise por forma a encontrar as respostas mais adequadas à situação. Uma correcta caracterização e avaliação de cada momento é, e deverá sempre ser, o ponto de partida das nossas decisões porque as respostas de hoje não serão iguais às de ontem e tão pouco servirão para amanhã. É a dialéctica que tal nos ensina e nela se fundamenta esta afirmação.

35 anos da Constituição de Abril e o estado do Estado

No passado dia 2 de Abril fez 35 anos que nasceu a Constituição da República Portuguesa (CRP) saída da Revolução do 25 de Abril. Documento basilar para a nossa vida colectiva, nele ficaram consagradas importantes conquistas – as nacionalizações, a reforma agrária, o controlo operário, entre outras. Mas com o avanço da contra-revolução, e mediante acordos entre PS, PSD e CDS, muitas destas conquistas foram sendo amputadas.