Edição Nº 321 - Nov/Dez 2012

Rubrica: PCP

Trabalho colectivo, direcção colectiva, democracia interna - Algumas notas

por Maria da Piedade Morgadinho

Entre as concepções e actividades de um partido comunista, de um partido revolucionário como o PCP, que tem como objectivo levar a cabo transformações revolucionárias profundas na sociedade portuguesa, e as concepções e actividades reformistas de um partido social-democrata como o PS, por exemplo, há barreiras intransponíveis. Sempre, ao longo da história, os partidos sociais-democratas pretenderam fazer aceitar pelos trabalhadores a exploração e domínio capitalistas, convencê-los a integrar-se pacificamente no sistema, espalhando aos quatro ventos velhas e gastas teorias de um «capitalismo civilizado» capaz, até, de resolver os problemas maiores dos trabalhadores e apregoando as suas políticas de «conciliação de classes».

A caminho do XIX Congresso - Estimular a participação militante

por Albano Nunes

Quando este número de «O Militante» chegar às mãos dos seus leitores, estaremos a poucas semanas da realização do XIX Congresso do PCP e na ponta final da terceira e última fase da sua preparação, com o debate dos projectos de documentos a submeter ao Congresso – Teses/Projecto de Resolução Política e Projecto de alterações ao Programa do Partido – e a eleição de delegados. Com este artigo, embora em cima da hora, «O Militante» pretende contribuir para estimular a participação do maior número possível de camaradas nas muitas reuniões, assembleias electivas e debates que ainda falta realizar.