Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 324 - Mai/Jun 2013

Abertura

Só há alternativa com o PCP - Reforcemos o Partido!

por Revista o Militante

Estamos em Maio, um mês que diz muito à classe operária e ao PCP.

Pensamos no Dia Internacional do Trabalhador, símbolo de unidade e de solidariedade internacionalista dos trabalhadores que desde a histórica decisão da I Internacional, em 1889, nunca mais deixou de ser assinalado em todo o mundo com grandes jornadas de confraternização e de luta contra o capital, pela liberdade e o progresso social, pelo socialismo.

Actualidade

Pacto de Agressão – o actual capítulo da política de direita

por Bernardino Soares

Quando dizemos que a política de direita é uma constante da acção dos governos desde há 37 anos, isso não é uma afirmação vazia, é uma realidade evidente. De facto, os sucessivos governos PS/PSD/CDS empenharam-se em atacar as conquistas de Abril e em reconstituir o domínio dos grupos monopolistas, nacionais e estrangeiros, sobre a economia e a sociedade portuguesa.

Economia

A mistificação do «regresso aos mercados»

por José Lourenço

No passado dia 23 de Janeiro assistimos a uma enorme operação de propaganda em torno do chamado regresso aos mercados por parte do Estado português.

Nesse dia, quase dois anos depois, o Estado português voltou a financiar-se internacionalmente através do Mercado da Dívida Pública de médio e longo prazo. Sendo que a emissão de dois mil e quinhentos milhões de euros de Obrigações do Tesouro foi colocada a um prazo inferior a cinco anos, na sua quase totalidade junto de investidores internacionais.

Juventude

O trabalho em unidade – factor fundamental para a elevação da luta no Ensino Superior

por Sofia Lisboa

Ser comunista e pertencer à Juventude Comunista Portuguesa não se limita a querermos uma sociedade diferente desta em que vivemos, mas sobretudo concretizarmos as nossas ideias com a nossa acção. Significa agirmos pelos nossos ideais, significa irmos à conversa, mobilizarmos outros jovens, alargarmos e fortalecermos a nossa organização. A JCP é mais forte quanto mais forte for a luta, nomeadamente a luta dos estudantes pelo direito à Educação e por um Ensino Superior democrático, gratuito e de qualidade para todos.

Organização

O reforço do Partido - Algumas tarefas imediatas

por Revista o Militante

Face à situação do país é decisiva a dinamização da acção de massas e da intervenção política para a concretização dos objectivos do Partido, que integram a demissão do Governo e a dissolução da Assembleia da República, a rejeição do Pacto de Agressão, a ruptura com a política de direita, a exigência duma política e dum governo patriótico e de esquerda no caminho da democracia avançada e do socialismo.

Tema

O XIX Congresso do PCP e a comunicação social

por Carina Castro

Sabemos, vimos e lemos que o XIX Congresso do nosso Partido foi um êxito. Sabemos porque participámos na sua construção, vimos porque estivemos lá – delegados e convidados – e lemos porque acompanhámos o site do Partido e as edições do Avante! e de O Militante.

Álvaro Cunhal Centenário

Álvaro Cunhal e a Revolução portuguesa

por Revista o Militante

O nome de Álvaro Cunhal perdurará no tempo pela sua elaboração teórica e pela sua acção como o grande protagonista da Revolução portuguesa, contribuição que se projecta na actualidade com enorme vigor e cujo conhecimento é indispensável para enfrentar as tarefas do presente na perspectiva histórica do futuro socialista e comunista em Portugal.

capa

Edição Nº 324 - Mai/Jun 2013

Outros Artigos nesta Edição: