Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Rúbrica: Resistência

Edição Nº 291 - Nov/Dez 2007

Pires Jorge e Francisco Miguel nasceram há cem anos

por Fernando Correia

Passam agora cem anos sobre o nascimento de Joaquim Pires Jorge e Francisco Miguel Duarte, militantes e dirigentes do Partido que, pela sua actividade política antes e depois do 25 de Abril, pela sua luta contínua e infatigável de décadas, pela sua vida de sacrifícios e de privações mas também de entusiasmo combatente em prol da liberdade, da justiça social e de um futuro socialista para os portugueses e para Portugal, merecem figurar na lista dos mais heróicos lutadores do nosso Partido contra o fascismo e pela conquista  e consolidação da  democracia.

Edição Nº 286 - Jan/Fev 2007

Peniche – 1950, Lembranças de uma fuga

por Revista «O Militante»

O Militante dá a conhecer um texto inédito do camarada José Vitoriano escrito em Outubro de 1998 e cuja publicação se reveste de grande actualidade, não só pelo facto de abordar aspectos da vida prisional e da luta dos presos políticos, mas também pelo facto de termos acabado de comemorar os 45 anos da fuga de Caxias, a fuga no carro blindado de Salazar (4 de Dezembro de 1961) e os 47 anos da fuga de Peniche, que restituiu à liberdade o camarada Álvaro Cunhal e outros destacados dirigentes do Partido (3 de Janeiro de 1960). O texto do camarada José Vitoriano recorda-nos que o fascismo existiu e que a repressão era parte integrante do regime. Nele sobressai, como prática corrente, o esforço dos carcereiros para tentar desarticular a luta organizada dos presos e como, apesar disso, estes e suas famílias jamais deixaram de resistir e organizar lutas que se inscrevem na luta geral contra o fascismo.
Tentar fugir das cadeias fascistas era uma tarefa para os comunistas presos. O texto do camarada José Vitoriano, relatando-nos a experiência concreta de uma fuga de Peniche – a fuga dos camaradas Francisco Miguel e Jaime Serra (Novembro de 1950) –, ajuda-nos a melhor compreender o que isso quer dizer.