Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Partido, Edição Nº 349 - Jul/Ago 2017

Encontro marcado para a Atalaia

por Alexandre Araújo

Vamos construir a Festa do Avante!, dar corpo à maior iniciativa político-cultural que se realiza no nosso País, uma grande iniciativa do Partido Comunista Português, aberta pela sua mão à juventude, aos trabalhadores, aos democratas e ao povo português: a 1, 2 e 3 de Setembro marcamos encontro na Atalaia, Amora, Seixal.
Vamos realizar uma Festa que queremos sempre melhor e mais bonita. Uma Festa que, no seguimento do seu percurso de 40 edições e do êxito que constituiu a 40.ª Festa do Avante! (abrindo pela primeira vez aos seus visitantes o espaço da Quinta do Cabo), apresenta um espaço alargado, melhores condições para receber os seus visitantes e sempre novas e renovadas razões para não se perder três dias de convívio e de festa.
A par da divulgação da Festa e da promoção e venda da EP, que se assume como importantes prioridades, mais uma vez será indispensável o envolvimento de todo o colectivo partidário, e da JCP, para erguermos e construirmos a Festa. Este ano, a 15 de Junho, daremos início às jornadas de trabalho, onde cada organização será chamada a construir o seu espaço mas também a dar uma contribuição global para uma Festa melhor. As jornadas de trabalho constituem igualmente importantes jornadas de convívio e forma singular de participação, onde cada um, na medidas dos seus saberes, dá uma contribuição essencial para essa obra colectiva que cada um sente como sua.
A Festa do Avante! será tanto maior e o seu êxito mais sentido se cada um assumir o seu papel na sua divulgação e na promoção e venda da EP. É preciso levar a Festa mais longe: a todos os que não dispensam anualmente a sua presença; a todos os que, tendo estado presentes em edições anteriores, devem ser ganhos para se tornarem visitantes habituais; a todos os que podem ir pela primeira vez, vencendo preconceitos ou dando o passo para satisfazer a sua curiosidade e confirmar pessoalmente que «não há Festa como esta».

Uma Festa para todos

A Festa do Avante! é mesmo uma Festa para todos. Para todos os militantes do PCP e da JCP que, participando na sua construção, trabalhando na definição dos seus conteúdos e programa, na venda de EP e na sua divulgação, querem ver o resultado da sua intervenção, contribuindo para uma grande demonstração da capacidade de realização do PCP, que a Festa evidencia. Para a afirmação das propostas e projecto do PCP, tão mais importante na nova fase da vida política nacional, para a afirmação dos ideais comunistas e dos valores de Abril, que o seu Programa corporiza. Para a realização de um importante momento das comemorações do centenário da Revolução de Outubro que a Festa constituirá.
Uma Festa do Avante! para todos os que querem fazer dela um importante momento da afirmação da CDU, de afirmação do seu projecto de trabalho, honestidade e competência, constituindo na prática a grande iniciativa de abertura da campanha para as eleições autárquicas de 1 de Outubro. Uma Festa onde devem marcar presença todos os candidatos e activistas, entre os quais os muitos milhares de independentes que connosco estão na CDU e participam nas suas listas, colocando desde já a Festa do Avante! como a grande iniciativa de campanha dos dias 1, 2 e 3 de Setembro.
Uma Festa para todos os que, valorizando a arte e a cultura, não podem perder o vasto programa cultural da Festa. Um amplo programa que percorre inúmeras áreas da música e dos espectáculos, do grande espectáculo de música clássica ao ar livre, passando pelos blues, jazz, rock, fado, Cante Alentejano, música tradicional, nos seus dez palcos, com destaque para o Palco 25 Abril e o Auditório 1.º de Maio. Um programa que passa também pelo teatro, o cinema, a ciência, a valorização do livro e da leitura, a Bienal de Artes Plásticas, as exposições e os debates, o desporto, a afirmação da gastronomia regional.
Uma Festa para todos os que amam o convívio são e fraterno e os valores da amizade, da solidariedade e da paz.

(*) Artigo publicado no Avante!, N.º 2269, 25 de Maio de 2017.

 

«3. O Comité Central do PCP apela ao empenho das organizações e militantes na preparação da Festa do «Avante!», que se realiza nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, colocando-se como tarefas fundamentais a todo o colectivo partidário a divulgação da Festa e do seu programa; a venda antecipada da Entrada Permanente (EP) e o alargamento da rede militante para a sua venda; a construção com a participação nas jornadas de trabalho, iniciadas no passado dia 15 de Junho e a mobilização para as diversas tarefas de funcionamento.»

(Documento aprovado pelo Comité Central
na sua reunião de 25 de Junho  de 2017)