Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Rubrica: Mulheres

Edição Nº 296 - Set/Out 2008

Com o PCP dar mais força à luta das mulheres

por Adelaide Pereira Alves

Porque o PCP não se limita a constatar a existência de discriminações e desigualdades, mas porque assume, através da sua acção, o desenvolvimento de um projecto de transformação da sociedade, promoveu no dia 10 de Maio um Encontro Nacional que juntou centenas de comunistas para debater e reflectir sobre os direitos das mulheres e a responsabilidade que as politicas de direita promovidas, ora pelo PSD/PP, ora pelo PS, têm no retrocesso desses direitos tão arduamente conquistados.

Edição Nº 293 - Mar/Abr 2008

Clara Zetkin e o 8 de Março

por Isabel Cruz

Se existe facto que celebrizou internacionalmente Clara Zetkin (1857-1933) foi sem dúvida a proposta de criação de um Dia Internacional da Mulher, apresentada em 1910, na 2.ª Conferência Internacional de Mulheres. (1)
Mas a acção política desta revolucionária alemã, que se tornou uma prestigiada e influente dirigente do movimento comunista alemão, da II Internacional e da Internacional Comunista, foi bem mais vasta e rica em defesa dos direitos das mulheres e pela sua emancipação social.

Edição Nº 291 - Nov/Dez 2007

Clara Zetkin - Revolucionária internacionalista

por Laura Cunha

Conhecer e dar a conhecer Clara Zetkin é uma tarefa revolucionária. Porque as suas ideias estavam enraizadas na vida e na luta das massas trabalhadoras. Porque o seu carácter persistente e audaz sempre se revelou em todas as causas por que se bateu. Porque nada, nem perseguições policiais, nem a prisão, a fez desviar dos objectivos supremos da sua luta. Porque as suas análises, inseridas na luta de classes, contêm aspectos enriquecedores da análise marxista-leninista da história. E porque, nas suas próprias palavras, o seu mestre é «a ideia do socialismo internacional».