Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 290 - Set/Out 2007

Rubrica: Partido

Forte adesão no distrito de Setúbal

por Telma Capucho

A Greve Geral de 30 de Maio foi a maior acção de massas contra o governo PS/Sócrates e uma grandiosa jornada de luta dos trabalhadores portugueses contra as políticas de direita e pela exigência de mudança de rumo para o país. Apesar de muitos obstáculos e dificuldades, esta jornada de luta demonstrou a grande determinação de mais de um milhão e 400 mil trabalhadores e o seu sucesso deve-se ao grande trabalho de organização, mobilização e esclarecimento do movimento sindical e de todo o Partido.

Com Partido se desenvolve a luta! Com a luta se reforça e se cria Partido!

por Adelaide Pereira Alves

A Greve Geral de 30 de Maio no concelho de Vila Franca de Xira demonstrou um profundo descontentamento dos trabalhadores com a política do Governo e constituiu uma grande jornada de protesto e de luta: pelo número de trabalhadores que aderiram à greve; pelo encerramento de empresas e serviços; pela participação e funcionamento dos piquetes de greve; pela capacidade e disponibilidade de milhares de jovens trabalhadores para a luta e protesto contra a ofensiva global do Governo, incluindo muitos jovens precários que, não fazendo greve, manifestaram o seu acordo com a luta.

Santa Maria da Feira - Greve Geral no sector corticeiro

por Luis Quintino

Passaram já várias semanas sobre esta grande jornada de luta. No entanto, sente-se ainda hoje o forte impacte e o significado que a mesma teve nas empresas de transformação da cortiça no concelho mais populoso do distrito de Aveiro. Para isso muito contribuiu, além das condições objectivas (a revolta e indignação dos trabalhadores corticeiros pelas políticas do actual Governo e pela acção do patronato), o empenho dos activistas sindicais e dos membros e da organização do Partido na sua preparação e no próprio dia da Greve Geral. É pois essa experiência que aqui nos propomos trazer.