Edição Nº 298 - Jan/Fev 2009

Rubrica: XVIII Congresso

A ofensiva imperialista e a luta contra a exploração dos povos

por Ângelo Alves

A tese de que grandes perigos para os trabalhadores e os povos, e mesmo para a própria Humanidade, coexiste com reais potencialidades de avanço da luta progressista e mesmo revolucionária – tese adoptada no XVII Congresso e reafirmada no projecto de Resolução Política – é-nos todos os dias confirmada pela vida e pela luta e, de forma muito particular, pelo actual momento de explosão da crise estrutural e sistémica do sistema capitalista.

A luta pela alternativa

por João Frazão

Trinta e dois anos de continuada e ininterrupta política de direita, seja protagonizada pelo PS ou pelo PSD, com ou sem a ajuda do CDS/PP, condenaram o país a um rumo de injustiça social e de declínio nacional.

O PCP e o reforço da solidariedade internacionalista

por Manuela Bernardino

A actividade e as relações internacionais do Partido, nos últimos quatro anos, foram inseparáveis da própria evolução da situação internacional marcada pela violenta ofensiva do imperialismo e pelo aprofundar da crise do sistema capitalista, cujas graves consequências para os trabalhadores e para os povos exigem o reforço dos partidos comunistas em cada país e, simultaneamente, o reforço da sua cooperação e solidariedade internacionalista, assim como com todas as forças do progresso social e de libertação nacional.

Movimento operário e sindical

por Paulo Raimundo

Num quadro de agravamento da exploração, os últimos anos caracterizam-se por uma intensa, profunda e alargada luta da classe operária e dos trabalhadores, das maiores desde a Revolução de Abril.

Os quadros e a formação política e ideológica

por José Capucho

Como destaca a proposta de Resolução Política que está aqui em discussão, «A natureza de classe do Partido e os objectivos políticos e organizativos que pretende alcançar, determinam o conteúdo e os princípios fundamentais que orientam a sua política de quadros».

Sobre o trabalho de Organização

por Jaime Toga

Sim, é possível! Um PCP mais forte – este foi o lema do movimento geral de reforço do Partido que teve no XVII Congresso a definição de importantes linhas de trabalho que conduziram a avanços vários e permitiram que, com justeza, se assegure nas Teses que o PCP cresceu e reforçou-se no plano político, social e eleitoral, afirmando-se como o grande partido da classe operária e de todos os trabalhadores.

O Partido e a tarefa decisiva do seu reforço

por Francisco Lopes

Percorrida mais uma etapa desde o XVII Congresso, neste empolgante percurso histórico de mais de oito décadas, realizamos o XVIII Congresso com a consciência do dever cumprido, de um partido que se afirmou e reforçou e, aqui está, convicto do seu papel e da sua identidade, determinado a prosseguir o seu caminho.