Edição Nº 300 - Mai/Jun 2009

Ciência

Darwinismo: contexto histórico e marxismo

por André Levy

No século XIX, na Grã-Bretanha, trava-se uma intensa luta de classes a dois níveis: entre o antigo regime feudal, aliado à igreja anglicana conservadora, e a classe capitalista ascendente; e entre esta classe exploradora e a classe proletária, explorada e oprimida.

Portugal: A crise capitalista e o problema do desemprego

por Eugénio Rosa

Contrariamente àquilo que os neoliberais pretendem fazer crer, e à mensagem que todos os dias os grandes órgãos de comunicação social, controlados pelo capital, fazem passar, a crise actual não resulta apenas da ausência de regulação, ou da falta de confiança no sistema financeiro, com as quais, uma vez implementadas ou restabelecidas, todos os problemas do capitalismo estariam resolvidos.

Efeméride

Soeiro Pereira Gomes - Um militante que era escritor

por Manuel Gusmão

Soeiro Pereira Gomes é o nome de um escritor que era militante comunista ou de um militante comunista que era escritor? Soeiro Pereira Gomes foi alguém, um indivíduo concreto, que foi indissociavelmente uma e outra coisa, que construíu com a sua vida essa unidade íntima de duas qualidades distintas, num período histórico difícil mas exaltante.

Juventude

28 de Março: é de luta este dia!

por David Pereira

Assinalou-se mais uma vez o Dia Nacional da Juventude, tendo como grande iniciativa a realização de uma Manifestação Nacional da Juventude Trabalhadora em Lisboa, convocada pela Interjovem/CGTP-IN, retomando as manifestações igualmente realizadas a 28 de Março de 2006, 2007 e 2008.

PCP

A Conferência de Abril de 1929 - Sua importância na história do PCP

por Domingos Abrantes

A avaliação da importância da Conferência de 1929 prende-se com a compreensão do que foi o complexo e contraditório processo de formação e afirmação do Partido Comunista Português como partido político da classe operária, nas condições históricas de Portugal, condições que, pela sua especificidade, fazem do PCP praticamente caso único no conjunto dos processsos e do historial da formação dos partidos comunistas na Europa e no mundo.

Regionalização

Colocar a regionalização na agenda política

por José Pós-de-Mina

A Constituição da República Portuguesa estabelece, no seu artigo 236, que no continente as autarquias locais são as freguesias, os municípios e as regiões administrativas. Adiantando também, que as atribuições e competências das autarquias locais são reguladas por lei, de harmonia com o princípio da descentralização administrativa.
capa

Edição Nº 300 - Mai/Jun 2009

Outros Artigos nesta Edição: