Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 308 - Set/Out 2010

Abertura

Raízes de classe e convicções revolucionárias

Despedimos-nos do camarada Dias Lourenço no passado dia 8 de Agosto com uma grande manifestação de pesar, de fraternal solidariedade e de confiança no triunfo dos valores e ideais a que ele consagrou toda uma vida de intensa militância comunista.

Economia

Crise do capitalismo - Sobreprodução e escassez

por Rui Namorado Rosa

A base material da revolução industrial caracterizou-se essencialmente pelo carvão (fonte de energia) e o ferro (material para ferramentas e equipamentos inovadores), que então vieram adicionar-se à lenha e à madeira, ao ouro e ao sal, e a numerosas substâncias de extracção biológica que caracterizaram a época pré-industrial. Outras substâncias minerais, podendo até ser insubstituíveis, como o cobre, o mercúrio e o enxofre por exemplo, eram conhecidas mas tinham importância económica menor.

Efeméride

CGTP-IN, conquista histórica dos trabalhadores portugueses

por Domingos Abrantes

As comemorações do 40.º aniversário da CGTP-IN, acontecimento marcante na vida do movimento operário e sindical e na vida nacional, são de igual modo um momento adequado para uma reflexão sobre o que representou e representa a sua formação na evolução do movimento sindical e na luta dos trabalhadores portugueses ao longo dos seus 40 anos de existência.

História

A República e as questões sócio-económicas

por Octávio Teixeira

Tal como o 25 de Abril de 1974 foi o culminar de um longo processo de luta política contra o fascismo, também a implantação da República em 5 de Outubro de 1910 resultou de um processo político que se foi desenvolvendo no País, nomeadamente após a fundação do Partido Republicano em 1876 e, em particular, depois da elaboração do seu Programa de 1891.

Internacional

Alemanha: 20 anos de contra-revolução

por Rui Paz


Faz 20 anos, a 3 de Outubro, que a Alemanha Federal iniciou oficialmente o processo de anexação e colonização da República Democrática Alemã. A grande burguesia e os servidores do capital monopolista costumam apresentar os acontecimentos que conduziram ao fim do socialismo na RDA como um acto «revolucionário» ou «libertador», mas o tempo encarregou-se de demonstrar que se estava e continua a estar perante um prologando processo contra-revolucionário de proporções devastadoras.

Organização

VI Congresso: Confiança, organização e luta, rumo à vitória

por Revista «O Militante»

O VI Congresso do Partido Comunista Português, último realizado na clandestinidade, em Setembro de 1965, passam agora 45 anos, tem um lugar importante na história do PCP e no processo da Revolução Portuguesa. É um Congresso em que se expressa uma experiência própria do PCP, com uma capacidade de análise e percurso de luta, que se reflecte na sua preparação e nas suas decisões, em particular na aprovação do novo Programa - o Programa da «Revolução Democrática e Nacional».

Social

MURPI – Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos - Património e projecto unitário

por Revista «O Militante»

O movimento unitário de reformados pensionistas e idosos surgiu após o 25 de Abril pela intervenção de militantes comunistas junto desta camada social, estivessem os seus membros filiados ou não em partidos, com o objectivo de criar um movimento reivindicativo em defesa dos seus direitos, em especial o direito de associação e o direito de usufruir de pensões e reformas condignas, pagas pela Segurança Social.
capa

Edição Nº 308 - Set/Out 2010