Rubrica: Economia
Automóvel e indústria automóvel.Perspectivas de desenvolvimento
O aparecimento, expansão e explosão do automóvel é claramente, no quadro  dos sistemas de transportes, uma das marcas distintivas do século XX,  particularmente a partir da sua década de 20. Século que aparece assim  como o século do automóvel e do modo rodoviário, os quais vieram ocupar  parte muito importante do espaço anteriormente preenchido pelo comboio e  pelo transporte marítimo de cabotagem e fluvial. Este traço histórico  distintivo respeita, no essencial, ao chamado Ocidente desenvolvido –  EUA, Europa e Japão – e, em menor escala, à América Latina, pois que as  capitações de viaturas ligeiras na Ásia e em África são, mesmo nos dias  de hoje, francamente menores do que nos países desenvolvidos.
  
Algumas notas de leitura - «As voltas que o mundo dá…»
por Ricardo Oliveira
Numa época em que muito se tem escrito sobre a crise, a publicação de  «As voltas que o mundo dá… Reflexões a propósito das aventuras e  desventuras do Estado Social» de António Avelãs Nunes, pelas Edições  «Avante!», vem afirmar a análise e crítica marxista ao capitalismo,  reforçando a importância do papel revolucionário da classe operária e de  todos os trabalhadores na construção da verdadeira alternativa, o  socialismo e o comunismo.
  
O sistema financeiro ao serviço dos défices
por Anselmo Dias
Eles são os governantes, ex-governantes, professores universitários,  economistas, politólogos, formadores de opinião, enfim, salvo raríssimas  excepções, toda uma tropa fandanga a repetir, à exaustão, a lengalenga  dos défices.