Rubrica: XIX Congresso
O nosso projecto de socialismo para Portugal
por Albano Nunes
O PCP tem como objectivos supremos a construção em Portugal do socialismo e do comunismo. Uma das componentes essenciais da identidade do nosso Partido é o seu projecto de uma sociedade nova em que a exploração do homem pelo homem seja definitivamente abolida, com o poder dos trabalhadores, a propriedade social dos principais meios de produção, o planeamento económico e, como condição decisiva, que a experiência mostrou ser particularmente difícil, a edificação de um Estado que promova e assegure a mais ampla participação, iniciativa e criatividade das massas.
A crise do capitalismo e a integração capitalista europeia
por Ângelo Alves
Saudamos todos os delegados e convidados ao nosso XIX Congresso e de forma especial as delegações estrangeiras a quem expressamos a solidariedade dos comunistas portugueses para com as suas lutas – aquelas que sentimos como as nossas lutas.
O quadro internacional é marcado por uma profunda crise. Uma crise que não é uma qualquer inevitabilidade nem resultante de um qualquer erro de gestão ou regulação do sistema.
A luta anti-imperialista e a afirmação da soberania e da independência nacionais
por Pedro Guerreiro
A soberania e independência nacionais são uma questão central do nosso tempo.
O capitalismo, face à agudização das suas insanáveis contradições, lança-se numa ampla ofensiva contra as conquistas históricas dos trabalhadores, a soberania dos povos e a independência dos Estados.
A unidade dos democratas e patriotas e a luta pela alternativa
por Jorge Pires
Num quadro de profundo descontentamento social, que atinge não apenas os sectores mais fragilizados da sociedade portuguesa mas também sectores da pequena e da média burguesia, o trabalho político unitário e a unidade dos democratas e patriotas em torno da luta para derrotar a política de direita e construir a alternativa são cada vez mais necessárias e constituem um imperativo inadiável.
O movimento operário e sindical
por Jaime Toga
Num período marcado pelo maior ataque aos trabalhadores, ao povo e à soberania do país desde a Revolução de Abril, a classe operária, os trabalhadores e as suas organizações de classe assumiram-se como o maior, o mais consequente e permanente factor de resistência e luta contra a política de direita e o pacto de agressão, afirmando-se – pelo seu exemplo, combatividade e determinação – o motor do desenvolvimento da luta de massas.
A política financeira do Partido
por Alexandre Araújo
As questões financeiras assumem uma extraordinária importância. Para a independência política, orgânica e ideológica do Partido da classe operária e de todos os trabalhadores, é essencial garantir o seu financiamento, na base de meios e actividade própria, no apoio e iniciativa dos seus militantes e muitos outros amigos.
Sobre a Organização do Partido
Reforçar o Partido, acção integrada, tarefa indispensável – é assim que a proposta de Resolução Política se refere à maior tarefa que temos pela frente. Reforçar o Partido em todos os planos: político, ideológico, orgânico, financeiro, para intervir em todas as frentes: de massas, política, institucional, eleitoral e ideológica.