Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 289 - Jul/Ago 2007

Abertura

Valorizar a Greve Geral prosseguir a luta

por Revista «O Militante»

A situação política e as perspectivas da sua evolução estão profundamente marcadas pelo impacto da Greve Geral de 30 de Maio, pela generalizada condenação popular das políticas de direita que ela confirmou e sublinhou, pelo poderoso aviso ao Governo de que terá de contar com a oposição determinada dos trabalhadores e do povo caso não arrepie caminho.

Cultura

Encontro Nacional do PCP sobre Cultura Democracia cultural, uma bandeira dos trabalhadores

por Filipe Diniz

O Encontro Nacional do PCP sobre Cultura, A Vertente Cultural da Democracia, Emancipação, Transformação, Liberdade, realizado no passado dia 26 de Maio no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, constituiu uma muito importante iniciativa política do Partido. Talvez não seja exagerado considerá-lo mesmo como uma iniciativa de invulgar significado e consequências.

Documentos

Comunicado do Comité Central do Partido Comunista Português

por Revista «O Militante»

O Comité Central do PCP, reunido a 23 de Abril de 2007, procedeu a análise da situação política num momento particularmente marcado pelo descrédito da política de direita do Governo PS, como resultado do persistente ataque aos direitos dos trabalhadores e das populações, do agravamento dos problemas e injustiças. O Comité Central avaliou o desenvolvimento da luta social, marcada pela crescente mobilização e participação dos trabalhadores e na qual assume grande importância a Greve Geral convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 30 de Maio. O Comité Central abordou as exigentes tarefas que o Partido é chamado a desempenhar nas quais sobressai, para além de uma forte iniciativa política e o seu reforço orgânico, o contributo para o êxito da luta contra a política do Governo.

Economia

Reconstituição monopolista e parcerias público-privadas

por Fernando Sequeira

Têm sido múltiplas e diversificadas as formas assumidas pelo já longo processo de reconstituição monopolista em Portugal, formas que vão desde a abertura ao capital privado de sectores de actividade económica que até aí lhe estavam vedados, passando pelas privatizações - primeiro de empresas participadas e públicas do sector público empresarial e depois de serviços da Administração, mesmo que correspondendo a funções de Estado, seguindo-se o alargamento aos processos concessionários e de actividades económicas partilhadas entre o Estado e o grande capital privado.

Eleições

Eleições na Madeira/2007 - Votação expressiva na CDU

por Edgar Silva

Nas eleições realizadas na Região Autónoma da Madeira, no dia 6 de Maio, a CDU conseguiu alcançar a maior votação eleitoral de sempre nesta Região, dando sequência a um gradual e progressivo aumento da influência política e eleitoral que há anos vem registando. Depois da base eleitoral dos três mil votos, e ultrapassado que está o patamar de anterior estabilização nos cinco mil votos, a CDU passou para uma nova base assente agora em mais de sete mil votos.

Internacional

Fascismo e neofascismo na Europa

por Rui Paz

A tentativa falhada, em Maio deste ano, da realização de um encontro de neofascistas europeus em Lisboa, veio mais uma vez alertar para o perigo da proliferação de partidos e organizações que perfilham doutrinas fascistas, racistas e xenófobas. Para se compreender a facilidade com que o neofascismo actualmente irrompe em quase todos os países europeus é conveniente não esquecer que os regimes parlamentares ocidentais sempre mantiveram alianças abertas ou ocultas com Estados e organizações fascistas que sobreviveram à derrota do nazismo em 1945. A organização terrorista secreta da NATO, GLADIO, com comando no quartel general em Bruxelas, operou com grupos fascistas eivados de anticomunismo, como a Ordine Nuovo e a Loja P2 em Itália, que se tornaram célebres através de numerosos atentados sangrentos com destaque para os da Piazza Fontana em Milão, em 1969 (17 mortos e 84 feridos) e da estação de Bolonha em 1980 (85 mortos).

Movimento Associativo

Movimento Associativo Popular - A intervenção dos comunistas

por Carlos Rabaçal

A realização, a 14 de Abril, do Encontro Nacional de Quadros do Partido sobre o Movimento Associativo Popular (MAP), constituiu um momento importante de reflexão e de proposta de orientação para a intervenção dos comunistas neste importante movimento de massas. O documento aprovado, cuja leitura nos parece indispensável, é, seguramente, um importante instrumento orientador para a acção. No entanto, gostaríamos de chamar a atenção para algumas das suas conclusões fundamentais e alinhar algumas reflexões que o debate preparatório e o próprio Encontro nos suscitaram.

PCP

5 Obras de Álvaro Cunhal - Contributo para a história e luta dos comunistas e do povo português (*)

por Jerónimo de Sousa

Em Novembro do ano passado, o nosso Partido levou por diante uma série de debates em torno de cinco obras do camarada Álvaro Cunhal: «O Informe Político e o Informe sobre Organização ao IV Congresso», e o «Prefácio» à reedição desses textos; «Rumo à Vitória - As Tarefas do Partido na Revolução democrática e Nacional»; «A Revolução Portuguesa - O Passado e o Futuro»; «O Partido com Paredes de Vidro»; e «A Verdade e a Mentira na Revolução de Abril (A contra-revolução confessa-se)».
capa

Edição Nº 289 - Jul/Ago 2007

Outros Artigos nesta Edição: