Edição Nº 296 - Set/Out 2008

Abertura

Preparar o XVIII Congresso - Intensificar a luta

por Revista «O Militante»

Entramos Setembro com um «caderno de encargos» muitíssimo exigente.
A partir da publicação no «Avante!» de 25 de Setembro do projecto de Teses/Resolução Política, abre-se a terceira e última fase de preparação do XVIII Congresso do Partido, a principal tarefa dos comunistas portugueses em 2008.

Defesa Nacional

Forças Armadas - Soberania e interesse nacional

por Rui Fernandes

Profundas e negativas modificações estão em desenvolvimento no que respeita aos assuntos ligados com as forças armadas. Modificações que acompanham a ofensiva mais geral contra os direitos dos trabalhadores e do povo e que igualmente acompanham os processos em curso ao nível da União Europeia e da NATO.

A crise estrutural do sistema capitalista

por Pedro Carvalho

Enquanto se continuam a propagar pelo sistema financeiro e bancário mundial as ondas de choque da crise financeira de Agosto 2007, tendo como epicentro a «bolha» especulativa nos activos imobiliários nos EUA, a imprensa internacional e os seus principais comentadores burgueses continuam a tecer comparações da actual crise com crises financeiras do passado.

Ensino

Ensino, reprodução e hegemonia

por Luis Vicente

Na realização da política de ensino «incumbe ao Estado estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino» [e), n.º 2, art.º 74.º, Constituição da República Portuguesa].
A progressiva gratuitidade decorre do art.º 2.º: «a República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular (...), visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa».

Mulheres

Com o PCP dar mais força à luta das mulheres

por Adelaide Pereira Alves

Porque o PCP não se limita a constatar a existência de discriminações e desigualdades, mas porque assume, através da sua acção, o desenvolvimento de um projecto de transformação da sociedade, promoveu no dia 10 de Maio um Encontro Nacional que juntou centenas de comunistas para debater e reflectir sobre os direitos das mulheres e a responsabilidade que as politicas de direita promovidas, ora pelo PSD/PP, ora pelo PS, têm no retrocesso desses direitos tão arduamente conquistados.

PCP

Rumo ao XVIII Congresso

por Albano Nunes

No PCP as palavras têm significado. Dizemos o que pensamos e pensamos o que dizemos. É uma diferença que não é de somenos em relação aos partidos burgueses.

Trabalhadores

A importância da resistência

por Arménio Carlos

Os últimos 30 anos de políticas de direita protagonizadas pelos governos do PS, PSD e CDS/PP, para além das muitas malfeitorias contra importantes direitos constitucionais resultantes da Revolução de Abril, tiveram como denominador comum a alteração da legislação laboral e, de uma forma particular, a subversão e tentativa de liquidação da contratação colectiva e os direitos nela consagrados.
capa

Edição Nº 296 - Set/Out 2008

Outros Artigos nesta Edição: