Bens agro-alimentares, Produzir mais e melhor
por João Dinis
Comunicado do Comité Central do PCP 25/01/2011
Ver comunicado
O comércio externo e o desenvolvimento económico. O mito das «exportações»
O escandaloso caso do BPN
por Honório Novo
«A questão BPN (Banco Português de Negócios) é exemplar quanto à natureza de classe de uma política que está a arruinar o país e quanto aos vergonhosos mecanismos que, para assegurar os lucros e privilégios da classe dominante, impõe aos trabalhadores e ao povo uma brutal regressão social. É também exemplar quanto à firmeza e coerência das posições do PCP na defesa do interesse nacional. Daí a importância dos factos concretos que este artigo sintetiza e analisa. Para que, por uma vez, a culpa não morra solteira.»
A crise da dívida pública portuguesa
31 de Janeiro de 1891 - A tentativa de uma revolução
por Pedro Ventura
A partir de 1850, o sistema monárquico-constitucional português entra numa nova fase caracterizada pela luta entre facções liberais, que dariam origem à formação de um bloco social constituído para gerir os negócios públicos segundo uma estratégia desenvolvimentista subalternizada aos interesses económicos da Inglaterra, e que beneficia uma burguesia que iria prosperar através da especulação e dos negócios de importação e exportação, bloqueando o crescimento acelerado de uma burguesia nacional de inserção industrialista. Assim, Portugal torna-se, no fundo, uma «colónia» ou protectorado de Inglaterra.
A guerra da Coreia e os perigos actuais na Península Coreana
por Jorge Cadima
7.ª Assembleia da OR de Beja - «Mais PCP! Organizar! Lutar! Transformar!»
por Miguel Madeira
90.º aniversário do PCP - Um Partido mais forte, um projecto de futuro
90 anos do PCP e a luta das mulheres pela emancipação
90.º aniversário do PCP - Natureza de classe e necessidade histórica
por Albano Nunes
Trata-se de noventa anos de luta ao serviço da classe operária, dos trabalhadores e do povo. Uma luta profundamente enraizada na realidade nacional, em que os comunistas são portadores das melhores tradições revolucionárias e patrióticas do povo português. Mas também profundamente internacionalista, activamente solidária com os outros povos, desde aqueles que pela mão das classes dominantes o próprio povo português colonizou, aos que na URSS e noutros países socialistas caminhavam na vanguarda do progresso social.
Às «inevitabilidades» responder com a luta
por João Paulo
17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. Uma onda mundial de esperança e combatividade
por Tiago Vieira