Rubrica: Economia
O comércio externo e o desenvolvimento económico. O mito das «exportações»
Diariamente em todos os canais de televisão e pela imprensa diária aponta-se o «exportar mais» como solução absoluta, sem dizer o quê, como e quanto. Repete-se monocordicamente a necessidade de reduzir os salários reais, sem quantificar as consequências nas contas nacionais. Fala-se em alterar «o paradigma de desenvolvimento» e em «flexibilidade laboral» sem dizer exactamente o que tudo isto significa em termos sociais e económicos. Dizem todos o mesmo, sem contraditório ou quando ele existe limita-se – salvo raras excepções – a dizer o mesmo de outra forma.
O escandaloso caso do BPN
por Honório Novo
«A questão BPN (Banco Português de Negócios) é exemplar quanto à natureza de classe de uma política que está a arruinar o país e quanto aos vergonhosos mecanismos que, para assegurar os lucros e privilégios da classe dominante, impõe aos trabalhadores e ao povo uma brutal regressão social. É também exemplar quanto à firmeza e coerência das posições do PCP na defesa do interesse nacional. Daí a importância dos factos concretos que este artigo sintetiza e analisa. Para que, por uma vez, a culpa não morra solteira.»
A crise da dívida pública portuguesa
Durante o último ano, a crise da dívida pública em alguns países da zona euro tem dominado as atenções internacionais. Os governos da Grécia e da Irlanda, respectivamente em Maio e Novembro de 2010, entenderam mesmo pedir o apoio da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), através do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, para assim não só procurarem assegurar financiamento externo para a sua dívida soberana (dívida pública), como para obterem esse financiamento a taxas de juro menos elevadas.