Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 328 - Jan/Fev 2014

Abertura

Abril vive e viverá na luta do povo

por Revista o Militante

Neste ano de 2014 que agora começa passam 40 anos sobre a Revolução de 25 de Abril, um dos maiores acontecimentos da História de Portugal que o PCP assinalará com a responsabilidade que lhe advém de ser a grande força da Resistência e da Libertação.

História

O 18 de Janeiro foi há 80 anos - Homenageemos os seus heróis

por Américo Nunes

A Greve Geral de 18 de Janeiro de 1934 foi há 80 anos. 1933 havia sido o ano da fascização institucionalizada por uma Constituição plebiscitada, em que as abstenções foram tidas como voto sim, após sete anos de ditadura militar que desde 28 de Maio de 1926 governava Portugal. Nesse ano, Salazar introduziu em Portugal o regime fascista, concebido em Itália por Mussolini, como meio para travar a luta da classe operária, baseado numa concepção anti-parlamentar e anti-partidos, da qual voltam hoje a proliferar adeptos em Portugal e por esse mundo fora, como podemos verificar no nosso dia-a-dia. O fascismo admitia apenas um partido, o seu. No caso português, a União Nacional.

União Europeia

União Europeia – eleições em tempo de crise

por Ângelo Alves

Realizam-se no dia 25 de Maio de 2014 as eleições para o Parlamento Europeu. Para o PCP as eleições para o PE sempre foram uma importante jornada de luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, da independência e soberania nacionais e também um contributo para a luta contra o processo de integração capitalista e por uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos. Assim será mais uma vez.