Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 329 - Mar/Abr 2014

Internacional

Movimento comunista e revolucionário internacional - Questões de actualidade na luta ideológica

por Albano Nunes

Valorizando a realização do 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) realizado em Lisboa em Novembro de 2013, o comunicado da reunião do Comité Central do PCP de 14 e 15 de Dezembro afirma: «com plena consciência da existência de inevitáveis diferenças de opinião e, mesmo, de sérias divergências, o PCP continuará empenhado no fortalecimento, unidade e capacidade de acção do Movimento Comunista e Revolucionário Internacional, com base no exame franco e fraternal dos problemas comuns e nos princípios de igualdade, respeito mútuo, não ingerência nos assuntos internos e solidariedade recíproca, e rejeitando as diferentes formas de oportunismo, seja na sua expressão de adaptação ao sistema ou dogmática e sectária». É a propósito do denso conteúdo político e ideológico deste pequeno parágrafo de um documento do Comité Central do PCP que se considera útil tecer algumas considerações.

Juventude

Questões a responder no 10.º Congresso da JCP

por Tiago Vieira

No calendário lê-se 5 de Abril 2014, o relógio acaba de passar as 09:30, as portas do auditório da Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa foram abertas há instantes. Antes disso terão chegado autocarros, carros e carruagens de comboio e metro cheias de jovens de todo o país e até de fora dele para participarem no 10.º Congresso da Juventude Comunista Portuguesa.

Partido

O aniversário e a organização do Partido

por Luísa Araújo

Comemorar o aniversário do Partido é uma grande festa para os comunistas e para os amigos que estão connosco nas batalhas em defesa do Portugal de Abril. É a afirmação do PCP que ao longo de 93 anos se manteve firme, activo e confiante no seu ideal, projecto e intervenção revolucionários para a transformação da sociedade. É recordar a histórica vida que nos reforçou durante décadas e na qual assenta, também, a nossa força e a nossa confiança nas batalhas do presente.