Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 332 - Set/Out 2014

Economia

Geopolítica do petróleo e gás natural

por Rui Namorado Rosa

A agressividade militar exibida pelo imperialismo é intrínseca à sua natureza. Mas a sua exacerbação e os focos em que incide denunciam a sua voracidade relativamente a matérias-primas essenciais, desde combustíveis fósseis a alimentos, a metais básicos e especiais, etc., bem como comando do seu comércio, suas rotas e destinos.

Efeméride

O significado histórico da fundação da AIT (1864-1876)

por Domingos Abrantes

No dia 28 de Setembro de 1864, num comício internacional realizado em St. Martin's Hall, na cidade de Londres, dezasseis anos depois do lançamento do Manifesto Comunista e do seu apelo a que os proletários de todos os países do mundo se unissem e, igualmente, dezasseis anos depois do esmagamento da insurreição operária de Paris na revolução de 1848 – o primeiro grande confronto entre a burguesia e o proletariado que, pela primeira vez, tentava o «assalto ao céu» – era tomada a decisão de fundar uma organização internacional do proletariado – a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) –, com a função de promover a solidariedade internacional e de unir os diferentes destacamentos do proletariado num «exército» único.

25 de Abril

A Revolução Portuguesa – a interacção do geral e do particular

por Maria da Piedade Morgadinho

Que as revoluções sociais não se fazem por encomenda e exigem, sim, a existência simultânea de determinadas condições objectivas e subjectivas, exigem a criação de uma situação revolucionária, o que já havia sido confirmado em numerosas revoluções que assinalaram o século XX realizadas sob a influência da Revolução Socialista de Outubro de 1917 na Rússia, mais uma vez foi brilhantemente demonstrado com a Revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal.