Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 306 - Mai/Jun 2010

Abertura

A luta e a ligação do Partido às massas

por Revista «O Militante»

As decisões da reunião do Comité Central de 10 e 11 de Abril – cujo comunicado «O Militante» publica nesta edição – revestem-se de uma grande importância, tanto no que respeita a intervenção política do Partido, como em relação às tarefas de reforço da organização partidária no âmbito da acção «Avante! Por um PCP mais forte».

Actualidade

NATO- Uma cimeira indesejada

por Rui Fernandes

À medida que se aproxima a cimeira da NATO em Lisboa, os círculos do grande capital procuram preparar a opinião pública para aceitar o reforço do papel de polícia mundial daquela aliança militar.

Economia

O PEC 2010-2013 e suas consequências

por José Alberto Lourenço

O início do corrente ano de 2010 foi marcado em termos políticos pela aprovação, por parte do Governo PS, com apoio da direita parlamentar, PSD e CDS, do Orçamento de Estado para 2010 e pela aprovação, viabilizada pela abstenção do PSD, de uma resolução de apoio ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para o período de 2010-2013, que o Governo de seguida apresentou à Comissão Europeia.

História

O movimento operário português e a República

por Carlos Carvalho

A intervenção dos trabalhadores e das suas organizações de classe na instauração da República, na sua defesa quando esta estava ameaçada e, mais importante, na defesa dos direitos e interesses das classes trabalhadoras, é um facto que não pode ser omitido ou secundarizado.

Partido

O Partido que somos e queremos ser

por Revista «O Militante»

Escrito vai fazer em breve 25 anos (1), o ensaio do camarada Álvaro Cunhal «O Partido com paredes de vidro» ocupa um lugar particularmente importante na bibliografia de e sobre o Partido Comunista Português e mantém uma flagrante actualidade.

Tema

O PCP, a Igreja e os católicos - Questões de actualidade

por Jorge Messias

A liberdade religiosa e o respeito pelas convicções de fé é para o PCP uma questão de princípio que se encontra consagrado no seu Programa, no qual se preconiza, no quadro da organização democrática da sociedade, a «liberdade de consciência, de religião e de culto, incluindo o direito de organização e de exercício do culto e do ensino religioso, no âmbito da respectiva confissão, com o reconhecimento da objecção de consciência»
capa

Edição Nº 306 - Mai/Jun 2010

Outros Artigos nesta Edição: