Rubrica: Ensino
Escola republicana e laica - A sua importância nos nossos dias
por Jorge Pires
No confronto político e ideológico que tem vindo a acentuar-se nos últimos anos em Portugal, o sistema educativo e particularmente o papel da Escola Pública têm assumido destaque relevante. E não é por acaso.
Formação e Ensino Superior Retomar a Escola de Abril
por Rogério Reis
Que Ensino Superior hoje temos e quais os seus traços de evolução mais
significativos? A resposta não é fácil e não pode ser dada
desenquadrada da realidade histórica dos últimos 40 anos nem tão-pouco
sem integrar na realidade dos restantes níveis de Ensino.
A defesa da Escola Pública e a luta dos professores
por Jorge Pires
Não exageramos quando afirmamos que o ensino em Portugal vive hoje uma
das páginas mais negras desde o 25 de Abril de 74 e que a situação, a
não ser alterada, conduzirá inevitavelmente a um retrocesso muito
significativo na qualidade do ensino, com consequências no
funcionamento das escolas e no processo ensino-aprendizagem.
Ensino, reprodução e hegemonia
por Luis Vicente
Na realização da política de ensino «incumbe ao Estado estabelecer
progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino» [e), n.º
2, art.º 74.º, Constituição da República Portuguesa].
A progressiva gratuitidade decorre do art.º 2.º: «a República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular (...), visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa».
A progressiva gratuitidade decorre do art.º 2.º: «a República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular (...), visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa».
Ensino Superior Público - O mais duro golpe desde a Revolução de Abril
por Miguel Tiago
O Governo e o seu Grupo Parlamentar acabam de fazer aprovar na
Assembleia da República duas Propostas de Lei que transportam para o
nosso quadro legal uma visão absolutamente mercantil e redutora da
missão do Ensino Superior em Portugal.
Processo de Bolonha - um passo mais no caminho do federalismo
O chamado «processo de Bolonha» é hoje um tema central, seja qual for a
abordagem que se faça sobre a situação no nosso sistema de Ensino
Superior, não apenas pelas consequências que já hoje tem na vida das
Universidades e Politécnicos, mas sobretudo pelo que representa na
prossecução do objectivo federalista por parte das potências europeias.
A natureza de classe do «Processo de Bolonha»
por Luis Vicente
Toda a teoria de Marx, o materialismo histórico e o materialismo
dialéctico, se baseia na luta de classes. Tanto a produção como a
circulação e distribuição capitalistas são condicionadas pela
existência de classes e pela luta de classes.
Para o desenvolvimento do país - A educação é pilar fundamental
por Jorge Pires
A Revolução de Abril forneceu condições políticas para uma profunda
democratização do ensino. Foram dados importantes passos no efectivo
cumprimento da escolaridade obrigatória, iniciou-se o processo de
lançamento da rede pública de educação infantil e da unificação do
ensino secundário, lançaram-se as bases da reestruturação de muitos
cursos. Apesar de todas as resistências das classes dirigentes, a
compreensão de que para a consolidação da democracia e para o progresso
social era fundamental uma reforma do ensino fez com que a
democratização da educação e da cultura fossem sentidas como uma
necessidade premente da nossa vida colectiva.