Rubrica: União Europeia
A (des)União Europeia
por Ângelo Alves
por Ângelo Alves
A realidade tem vindo a confirmar o acerto e a justeza das análises do PCP relativamente à natureza e evolução da União Europeia (UE), confirmando-a como um processo de integração capitalista que tem como pilares fundamentais o neoliberalismo, o federalismo e o militarismo.
União Europeia – eleições em tempo de crise
por Ângelo Alves
Realizam-se no dia 25 de Maio de 2014 as eleições para o Parlamento Europeu. Para o PCP as eleições para o PE sempre foram uma importante jornada de luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, da independência e soberania nacionais e também um contributo para a luta contra o processo de integração capitalista e por uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos. Assim será mais uma vez.
Algumas reflexões sobre os desenvolvimentos na UE e a situação nacional
por João Ferreira
Defender a soberania - Questão determinante para o futuro do país
por Maurício Miguel
O momento qualitativamente novo e mais perigoso da crise do capitalismo agravou a crise da UE e tornou mais evidentes as contradições e limites da integração capitalista na Europa. A União Europeia está num «beco sem saída».
«Governação Económica» e «Pacto para o Euro Mais»: O insustentável esticar da corda!
por João Ferreira
Ao longo dos anos, o aprofundamento do processo de integração europeia foi evidenciando as suas características matriciais, a sua natureza capitalista – que determina os seus objectivos e que é indissociável, no plano político-institucional, do aprofundamento do federalismo e da concentração de poder num directório, como forma de mais eficazmente levar a cabo esses objectivos.
25 anos de adesão à União Europeia – o presente e o futuro. Dependência e independência nacional
por Ilda Figueiredo
Traços fundamentais da integração europeia
por Ilda Figueiredo
Razões contra o «Tratado de Lisboa»
por Ilda Figueiredo
15 Anos de União Económica e Monetária - Uma reflexão que se impõe
por Miguel Viegas
Não ao tratado da União Europeia! Cinco argumentos
Nos 50 anos do Tratado de Roma - Que Europa social?
por Fernando Marques
Caminhos da integração europeia
por Ilda Figueiredo
No ano em que se assinalam os 50 anos do Tratado de Roma é preciso reflectir nos caminhos que se estão a seguir, escutar os trabalhadores, analisar as desigualdades que persistem e se agravam, sentir os descontentamentos das populações cujas expectativas foram frustradas, impedir que se branqueie a história do nazismo alemão e do fascismo português, denunciar os crescentes atropelos aos princípios democráticos e aos direitos humanos fundamentais, a ingerência e subalternidade das soberanias dos povos, a intolerância e o fascismo rastejante que medra em diversos países, incluindo em alguns que aderiram recentemente à União Europeia.
No 50.º aniversário da fundação da CEE
por Pedro Carvalho
As classes dominantes preparam-se para celebrar a efeméride com pompa e circunstância e, mais do que isso, com uma grande operação mediática em que procurarão exaltar as excelências do capitalismo e apresentar a União Europeia como algo de historicamente necessário, sem alternativa possível.
UE/EUA - Concertação e rivalidade - Breves anotações
por Pedro Guerreiro
Portugal: um balanço de 20 anos na União Europeia
por Eugénio Rosa