Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Rubrica: Partido

Edição Nº 342 - Mai/Jun 2016

A natureza de classe do Partido

por Jaime Toga

O PCP, por definição estatutária, afirma-se e se assume-se «como vanguarda da classe operária e de todos os trabalhadores»1, um papel que «decorre da sua natureza de classe, do acerto das suas análises e orientação política, do projecto de uma nova sociedade, da coerência entre os princípios e a prática e da capacidade de organizar e dirigir a luta popular em ligação permanente, estreita e indissolúvel com as massas, mobilizando-as e ganhando o seu apoio.»2

Edição Nº 341 - Mar/Abr 2016

Bento Gonçalves perante o Tribunal fascista

por Domingos Abrantes

No ano em que se assinala o 80.º aniversário do julgamento de Bento Gonçalves, Secretário-geral do Partido à época, e da abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, para onde Bento Gonçalves foi deportado depois do julgamento e onde viria a morrer, «O Militante» assinala esses acontecimentos prestando homenagem a essa grande figura do Partido e do movimento operário, salientando aspectos da sua contribuição para a luta revolucionária e divulgando partes da sua contestação às acusações formuladas na nota de culpa do Tribunal Militar Especial (T.M.E.), elaborada quando se encontrava preso no Forte de S. João Baptista, em Angra do Heroísmo.

Edição Nº 335 - Mar/Abr 2015

Dias Lourenço, revolucionário para quem a luta era uma felicidade

por Domingos Abrantes

O modo convicto como o camarada António Dias Lourenço entendia a sua condição de comunista revolucionário, expresso na afirmação de que «estar neste combate é uma felicidade», traduz numa só frase o balanço de toda uma vida de plena entrega à causa da liberdade, do socialismo e do comunismo. Uma causa a que aderiu ainda muito jovem e a que se entrega com inabalável confiança, abnegação e alegria transbordante, apesar dos enormes sacrifícios e situações dolorosas que teve de suportar pela sua opção comunista: clandestinidade, prisões, torturas brutais, longos anos de separação dos filhos, a prisão da filha Ivone e a trágica morte de um filho pequeno quando se encontrava preso.

Edição Nº 329 - Mar/Abr 2014

O aniversário e a organização do Partido

por Luísa Araújo

Comemorar o aniversário do Partido é uma grande festa para os comunistas e para os amigos que estão connosco nas batalhas em defesa do Portugal de Abril. É a afirmação do PCP que ao longo de 93 anos se manteve firme, activo e confiante no seu ideal, projecto e intervenção revolucionários para a transformação da sociedade. É recordar a histórica vida que nos reforçou durante décadas e na qual assenta, também, a nossa força e a nossa confiança nas batalhas do presente.

Edição Nº 305 - Mar/Abr 2010

Agravamento da exploração -Unidade da classe operária e dos trabalhadores

por Francisco Lopes

No final da primeira década do século XXI, em consequência da política de direita das últimas décadas, concretizando as receitas do capitalismo, as opções da integração europeia, satisfazendo os interesses dos grupos económicos e financeiros e das multinacionais, Portugal tem uma situação marcada pelo declínio, as injustiças e desigualdades sociais, o empobrecimento do regime democrático e a amputação da soberania nacional.

Edição Nº 301 - Jul/Ago 2009

A ligação do Partido às massas - O Complexo Grundig

por Carlos Almeida

Embora se possa resumir numa expressão simples, aquilo em que ela se traduz é muito mais complexo. A ligação às massas é uma das mais importantes questões da acção partidária. Não o é apenas pela garantia de contacto com os trabalhadores e populações, mas também porque é uma questão que toca várias dimensões estruturantes da acção do Partido, que sem ela se tornam mais difíceis e mesmo impraticáveis.

Edição Nº 301 - Jul/Ago 2009

A ligação do Partido às massas - Os comunistas no movimento associativo

por Antónia Lopes

O movimento associativo e popular constitui o maior espaço de intervenção social e de trabalho voluntário a nível nacional. Pelas suas características e influência real que exerce nas comunidades, o associativismo popular vem consolidando a sua afirmação como um poderoso movimento nacional de cultura, recreio e desporto, bem como uma inequívoca resposta social e de desenvolvimento local.

Edição Nº 290 - Set/Out 2007

Forte adesão no distrito de Setúbal

por Telma Capucho

A Greve Geral de 30 de Maio foi a maior acção de massas contra o governo PS/Sócrates e uma grandiosa jornada de luta dos trabalhadores portugueses contra as políticas de direita e pela exigência de mudança de rumo para o país. Apesar de muitos obstáculos e dificuldades, esta jornada de luta demonstrou a grande determinação de mais de um milhão e 400 mil trabalhadores e o seu sucesso deve-se ao grande trabalho de organização, mobilização e esclarecimento do movimento sindical e de todo o Partido.

Edição Nº 290 - Set/Out 2007

Com Partido se desenvolve a luta! Com a luta se reforça e se cria Partido!

por Adelaide Pereira Alves

A Greve Geral de 30 de Maio no concelho de Vila Franca de Xira demonstrou um profundo descontentamento dos trabalhadores com a política do Governo e constituiu uma grande jornada de protesto e de luta: pelo número de trabalhadores que aderiram à greve; pelo encerramento de empresas e serviços; pela participação e funcionamento dos piquetes de greve; pela capacidade e disponibilidade de milhares de jovens trabalhadores para a luta e protesto contra a ofensiva global do Governo, incluindo muitos jovens precários que, não fazendo greve, manifestaram o seu acordo com a luta.

Edição Nº 290 - Set/Out 2007

Santa Maria da Feira - Greve Geral no sector corticeiro

por Luis Quintino

Passaram já várias semanas sobre esta grande jornada de luta. No entanto, sente-se ainda hoje o forte impacte e o significado que a mesma teve nas empresas de transformação da cortiça no concelho mais populoso do distrito de Aveiro. Para isso muito contribuiu, além das condições objectivas (a revolta e indignação dos trabalhadores corticeiros pelas políticas do actual Governo e pela acção do patronato), o empenho dos activistas sindicais e dos membros e da organização do Partido na sua preparação e no próprio dia da Greve Geral. É pois essa experiência que aqui nos propomos trazer.