Rubrica: PCP
O PCP, os católicos e a Igreja- Contributo de Álvaro Cunhal e breves notas da actualidade
por Carlos Gonçalves
No quadro das comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, os seus textos sobre o Partido, os católicos e a Igreja e a reflexão que têm suscitado, fez crescer a atenção do colectivo partidário a esta matéria e contribuiu para o debate entre trabalhadores e democratas de diferentes convicções e para novas sínteses de intervenção e proposta, no caminho da ruptura com a política de direita e o Pacto de Agressão e da construção de uma alternativa e de uma política patrióticas e de esquerda para Portugal.
1923-1943: Vinte anos decisivos na vida do Partido
por Maria da Piedade Morgadinho
Quando percorremos a história do Partido e verificamos que entre o I e o III Congressos decorreram 20 anos, parece-nos um período extremamente longo, quase uma eternidade. Todavia, ao constatarmos que foram 20 anos numa existência de mais de 90 e se nos debruçarmos sobre tudo o que ocorreu nesses 20 anos, no Partido, em Portugal e no Mundo, aparece-nos como um prazo historicamente curto. Mas foram 20 anos decisivos para a sobrevivência do Partido, para o seu crescimento, desenvolvimento, maturidade política. Foram 20 anos necessários para o PCP ser o partido que hoje é, com a força, a confiança e determinação demonstradas, como vimos recentemente, na Festa do Avante!, nas eleições autárquicas e nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal que tem vindo a assinalar-se.
Trabalho colectivo, direcção colectiva, democracia interna - Algumas notas
por Maria da Piedade Morgadinho
A caminho do XIX Congresso - Estimular a participação militante
por Albano Nunes
O PCP e a integração de intelectuais
por Manuel Gusmão
A VI Assembleia do Sector Intelectual da ORL, que se realizou na Casa do Alentejo a 28 de Abril de 2012, sintetizava no seu lema os seus objectivos: Mais Partido entre os intelectuais, mais intelectuais na luta do povo: Organizar, reforçar, agir.
Há 50 anos: «Fala Rádio Portugal Livre!...»
por Maria da Piedade Morgadinho
O PCP e a evolução mundial
25 anos depois da Conferência do PCP sobre A Emancipação da Mulher
por Fernanda Mateus
O fascismo e as suas vítimas - Dias Coelho foi assassinado há 50 anos
A sujeição de Portugal a uma ditadura fascista acarretou, durante 48 anos, enormes sacrifícios e sofrimentos à maioria dos portugueses e em particular aos trabalhadores e aos resistentes antifascistas, pagando os comunistas um pesado tributo pela sua determinação de tudo fazerem para libertar Portugal da negra noite fascista.
Economia nacional - Teses que a vida confirma
Difundir a imprensa do Partido - Uma tarefa de sempre
Com a publicação do texto «O papel da imprensa do PCP na luta contra o fascismo e pela liberdade» (in «O Militante», n.º 313, de Julho-Agosto de 2011) divulgámos alguns logotipos dos mais de 200 títulos de publicações editadas pelo PCP desde a sua fundação, e em particular daquelas que, ao longo de 48 anos de ditadura fascista, vencendo toda a espécie de perigos e perseguições, foram saindo dos «Prelos da Liberdade» para levar às massas a voz do Partido, fazer a denúncia do fascismo, apelar à resistência e à luta.
Nas mãos das novas gerações o destino das suas vidas!
por Paulo Raimundo
No quadro das comemorações do seu 90.º aniversário, o Partido decidiu dar grande centralidade à juventude e às novas gerações, numa linha de trabalho que focalize os problemas juvenis, mas acima de tudo de apelo à confiança, à organização e à luta das novas gerações.
O 1.º de Maio na história do PCP
Um documento histórico
90 anos do PCP e a luta das mulheres pela emancipação
90.º aniversário do PCP - Natureza de classe e necessidade histórica
por Albano Nunes
Trata-se de noventa anos de luta ao serviço da classe operária, dos trabalhadores e do povo. Uma luta profundamente enraizada na realidade nacional, em que os comunistas são portadores das melhores tradições revolucionárias e patrióticas do povo português. Mas também profundamente internacionalista, activamente solidária com os outros povos, desde aqueles que pela mão das classes dominantes o próprio povo português colonizou, aos que na URSS e noutros países socialistas caminhavam na vanguarda do progresso social.
A Conferência de Abril de 1929 - Sua importância na história do PCP
Por Abril, pelo socialismo - Avante! por um PCP mais forte
por Francisco Lopes
II Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal: Uma obra inspiradora
por Rui Mota
III Congresso do PCP: Significado e importância
Esta força que vem de longe
por Aurélio Santos
É certo que, sem subestimar a nossa força, tem sido nossa preocupação constante o fortalecimento do partido. Preocupação essencial para quem, a nível da análise de situações concretas e no terreno prático, tem de avaliar com precisão a correlação das forças em presença.
Rumo ao XVIII Congresso
por Albano Nunes
Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários
O Militante publica a intervenção do Partido Comunista Português nesse Encontro.
A Greve Geral no Porto - Luta e esclarecimento
por Ana Valente
A Greve Geral no Algarve - Uma expressiva adesão
por Luís Piçarra
O estado de graça durou pouco tempo. Os sinais de que o PS no Governo não só iria aprofundar a política de direita dos seus antecessores, PS e PSD/CDS, como iria cavar ainda mais fundo nos direitos dos trabalhadores, tornaram-se visíveis bem cedo.
A Greve Geral em Viseu - A experiência do distrito
por João Abreu
Propomo-nos nós, agora, com este artigo, trazer ao conhecimento dos leitores a experiência vivida pela organização do Partido e pelo movimento sindical em Viseu na preparação e concretização dessa grande jornada de afirmação do sindicalismo de classe.
5 Obras de Álvaro Cunhal - Contributo para a história e luta dos comunistas e do povo português (*)
Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais
Esta é a terceira Conferência Económica que o PCP promove desde o 25 de Abril. As anteriores realizaram-se a 4 e 5 de Junho de 1977, «A Saída da Crise», e, em 30 e 31 de Março de 1985, «A Via de Desenvolvimento para Vencer a Crise».
Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal
por Francisco Melo
A divulgação de uma obra em que se espelham os grandes acontecimentos e combates do nosso tempo é não apenas uma contribuição de grande valor para o estudo da história do PCP e do movimento operário português, mas da história de Portugal, alvo de uma intensa ofensiva revisionista, em que o branqueamento do fascismo e o apagamento e deturpação do papel dos comunistas são elementos centrais.
Qual é o segredo? Reflectindo sobre a Festa
por Aurélio Santos
Há 30 anos que a Festa marca o início do ano político.
Nenhum outro partido consegue este grande conjunto de vivências, com a enorme alegria de falar, de encontrar e dar, de conhecer o que proporciona o sentido inesperado da descoberta de tantos desconhecidos a sorrir. Porque a Festa desperta o sorriso espontâneo de um «olá» entre desconhecidos que muitas vezes termina num abraço a prometer encontro para o ano seguinte ou em troca de moradas e telefones. O que significa: encontrar um amigo...
VII Congresso Regional do PCP/Madeira - Organizar, Agir, Transformar
por Edgar Silva
São traços salientes deste processo: a violação da Constituição, mormente, em matéria de direitos, liberdades e garantias; as mais grosseiras violações da legalidade, de que são exemplo bem claro as expropriações, e tudo o que se tem verificado como desrespeito pela decisões dos Tribunais quanto aos direitos dos expropriados.
O IV Congresso do PCP visto por Álvaro Cunhal
Portugal precisa, PCP propõe
Para um PCP mais forte estudar e generalizar as experiências positivas
No quadro da aplicação das orientações do XVII Congresso e das decisões do Comité Central, O Militante organizou uma mesa-redonda com camaradas com particulares responsabilidades no desenvolvimento do trabalho para o reforço do Partido. As ricas experiências já acumuladas serão certamente de grande interesse para todo o colectivo partidário e para suscitar ainda mais iniciativa na concretização desta importante e urgente tarefa.
Participaram na Mesa-redonda os camaradas Armindo Miranda (AM), membro da Comissão Política e responsável pela Organização Regional de Setúbal, Jaime Toga (JT), membro do Comité Central e do Executivo da Direcção da Organização Regional do Porto, João Frazão (JF), membro da Comissão Política e responsável pela Organização Regional de Aveiro e Margarida Botelho (MB), membro da Comissão Política e responsável pela Organização Regional de Coimbra.
Álvaro Cunhal no XIII Congresso - Sobre a identidade do Partido Comunista Português
Em Março de 1961 - Uma reunião histórica do Comité Central
por Maria da Piedade Morgadinho
Partido Comunista Português - Características próprias a preservar
por Albano Nunes
Álvaro Cunhal - «O Partido com paredes de vidro», Introdução