Rubrica: Juventude
Sobre o anticomunismo - Respostas para a juventude
por Francisco Araújo
Tenhamos, portanto, estes elementos presentes para a batalha do dia-a-dia, na «ponta da língua», com a consciência de que a consequência da análise é adquirida com a sua aplicação prática, procurando superar as dificuldades e limitações, das que de nós dependem como das impostas, avançando com ousadia munidos do que de único temos: a organização e a nossa ideologia
10.º Congresso da JCP - A luta continua!
por Débora Santos
A noite que antecedeu o Congresso foi de azáfama e de alegria. Realizavam-se por todo país os últimos contactos e escreviam-se as últimas intervenções. Foi uma noite de convívio em vários centros de trabalho, fazendo jus ao colectivo e à vida da JCP. Conviveram e pernoitaram, garantindo que ninguém resistiria à alvorada e todos chegariam em boa hora.
Questões a responder no 10.º Congresso da JCP
por Tiago Vieira
No calendário lê-se 5 de Abril 2014, o relógio acaba de passar as 09:30, as portas do auditório da Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa foram abertas há instantes. Antes disso terão chegado autocarros, carros e carruagens de comboio e metro cheias de jovens de todo o país e até de fora dele para participarem no 10.º Congresso da Juventude Comunista Portuguesa.
18.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes- Mais um importante marco na luta anti-imperialista!
por Duarte Alves
Realizou-se de 7 a 13 de Dezembro o 18.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), em Quito (Equador), sob o lema «A Juventude unida contra o imperialismo, por um mundo de paz, solidariedade e transformação social!».
Avante com Abril! - Organizar, Lutar, Transformar!
por Cátia Lapeiro
É no quadro complexo em que vive a juventude e o povo português que a Juventude Comunista Portuguesa marca o seu 10.º Congresso para 5 e 6 de Abril de 2014, sob o lema «Avante com Abril! Organizar, Lutar, Transformar».
O trabalho em unidade – factor fundamental para a elevação da luta no Ensino Superior
por Sofia Lisboa
Ser comunista e pertencer à Juventude Comunista Portuguesa não se limita a querermos uma sociedade diferente desta em que vivemos, mas sobretudo concretizarmos as nossas ideias com a nossa acção. Significa agirmos pelos nossos ideais, significa irmos à conversa, mobilizarmos outros jovens, alargarmos e fortalecermos a nossa organização. A JCP é mais forte quanto mais forte for a luta, nomeadamente a luta dos estudantes pelo direito à Educação e por um Ensino Superior democrático, gratuito e de qualidade para todos.
A juventude luta, resiste e toma Partido!
por André Martelo
Analisando a realidade da juventude portuguesa, que hoje enfrenta o Pacto de Agressão das troikas, e passados 36 anos de contra-revolução, é possível afirmar que esta está confrontada com a ofensiva mais violenta contra os direitos e conquistas de Abril em todas as esferas da sua vida desde o 25 de Abril. E que, ainda assim, neste momento complexo e difícil continua a ser portadora da capacidade, criatividade, alegria e confiança que a caracteriza, sendo força transformadora, combativa e organizada que luta, resiste e toma Partido na construção do futuro.
Os conteúdos escolares e a ideologia dominante
por Cátia Lapeiro
É uma opinião largamente difundida pelo sistema capitalista que a educação seja algo de apolítico, ou, como se costuma frequentemente dizer, seja «neutra». Esta afirmação reflecte uma concepção de educação que prescinde dos elementos sociológicos que a condicionam, e cria o conceito de «educação pela educação», naquilo que é um espaço social. Ao contrário, se considerarmos a educação como determinada pela forma social dentro da qual se constituem as suas finalidades, e na qual deve ser realizada, este conceito acha-se imediatamente envolvido nos contrastes reais da sociedade, ou seja, inserido no contexto da luta de classes. A educação preenche um lugar insubstituível nas sociedades humanas, na construção da sua história e na estruturação das relações entre os homens. Por isso, a educação de massas é um dos mais potentes instrumentos de controlo das mesmas, como também pode ser um poderoso instrumento para a sua libertação. A edificação da consciência humana está profundamente interligada com a educação e a forma como se aprende e com o que se aprende. Assim, dominar sistemas educativos no quadro actual do sistema capitalista é um enorme passo para a consolidação do seu poder. As teses marxistas fundamentais que dizem respeito à educação baseiam-se no seu carácter de classe, ou seja, na ideia de que a educação é um instrumento da classe dominante ao serviço dos seus interesses de classe.
Com a força da luta construímos a escola de Abril!
por Cristina Cardoso
A educação e a democracia são dois pilares fundamentais de uma sociedade progressista e um sem o outro corrompe qualquer projecto do presente e de futuro para uma sociedade livre e de progresso. O capital serve-se da educação como uma grande ferramenta de perpetuação do sistema e em tempos de crise reinventam-se e surgem, no nosso país, cada vez mais medidas para aprofundar o carácter antidemocrático do sistema de educação.
18.ª Assembleia da FMJD - Um grande êxito a estimular avanços na luta!
por Tiago Vieira
Participação da juventude - Mobilização em banda larga?
por Carina Castro
Ciente do potencial revolucionário da juventude, o capital não olha a meios para tentar refrear, desviar e até capitalizá-lo em seu favor, fazendo desta força social o alvo da sua ofensiva.
Uma luta maior dos jovens trabalhadores portugueses
por Valter Lóios
Esta Greve Geral demonstrou uma grande disposição para lutar, demonstrou que os trabalhadores resistem e não se resignam, lutando para mudar de política e verem as suas justas e oportunas reivindicações efectivadas.
O 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes e a crise capitalista
por Diogo D'Ávila
Aspectos da ofensiva ideológica junto da juventude
por Tiago Vieira
Ensino Profissional em Portugal
por Diogo D'Ávila
Por um movimento juvenil mais forte e reivindicativo
por Paulo Raimundo
9.° Congresso da JCP - «Com a luta da Juventude, construir o Futuro!»
por Cristina Cardoso
A JCP faz 30 anos - Transformar a vida, construir o Futuro!
por Andreia Pereira
A ofensiva ideológica sobre a juventude
por André Luz
28 de Março: é de luta este dia!
por David Pereira
NATO e Revolução Cubana - Ofensiva e resistência libertadora
por Rita Rato
Pela liberdade e democracia: nem um passo atrás!
por Tiago Vieira
Forças Armadas - O fim do Serviço Militar Obrigatório
por Daniel Azevedo
À semelhança das Forças Armadas, o Serviço Militar Obrigatório (SMO), que existia desde o século XIX, foi sofrendo alterações, umas que acompanharam naturalmente a mudança da sociedade, outras no sentido de acabar com o SMO.
Juventude de Abril
por Cristina Cardoso
Democracia nas escolas
por Hugo Garrido
Juventude em luta a construir o futuro
A defesa da liberdade e dos direitos democráticos - O papel dos jovens comunistas
Contra o imperialismo - Solidariedade internacional da juventude!
por Miguel Madeira
A verdade está do lado de quem luta
por João Tiago Silva
No sólido instrumento para analisar a realidade que constituí o marxismo-leninismo, encontramos o valioso ensinamento de que a prática é o critério da verdade. A retórica não esconde a miséria, o desespero do desemprego, a precariedade e os baixos salários. A verdade é que o governo PS expressa e representa os interesses do capital, porque toda a sua prática assim o confirma.
Dirigindo ataques aos direitos e conquistas históricas dos trabalhadores, o Governo e a sua política de direita prossegue com o agravamento das condições de vida do povo e da juventude.
Pelo direito à Educação! A luta é o caminho
por Rita Rato
Num momento em que os sucessivos governos aprofundam uma política de negação dos direitos fundamentais da juventude, urge a necessidade de uma resposta sólida de resistência e de luta. Assim, realizou-se o X Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES) e a XII Conferência Nacional do Ensino Superior (CNES) no passado dia 1 de Dezembro, com a presença de mais de trezentos camaradas e amigos.
Os jovens comunistas apontam perspectivas
Para esse balanço reuniu, numa mesa-redonda, moderada pelo camarada Aurélio Santos, os camaradas Paulo Marques (PM), Catarina Pereira (CP) e Miguel Tiago Rosado (MTR), da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, e Luísa Araújo (LA) que, no âmbito da Comissão Política do PCP, tem a seu cargo a área da juventude.
O Arquivo Histórico - Federação Mundial da Juventude Democrática
por Joana Pereira