Rubrica: Internacional
Tempos tempestuosos
por Jorge Cadima
Um quarto de século após a destruição da União Soviética e do sistema socialista mundial, o capitalismo conduziu a Humanidade a uma das suas maiores crises, com consequências potencialmente trágicas. As guerras e agressões do imperialismo destruíram numerosos países, com dramáticas consequências humanas. Longe de estar resolvida, a crise económica do capitalismo que eclodiu em 2007-2008 conhece novos episódios. As suas causas permanecem e tendem mesmo a agravar-se. A crise foi pretexto para o grande capital financeiro intensificar a exploração dos trabalhadores e a rapina de todas as classes não monopolistas (como ficou patente nos países da União Europeia). A tudo isto se junta a alteração da correlação de forças económicas no planeta, com as velhas potências imperialistas em declínio a recusarem a ascensão de novos concorrentes. A crescente deriva autoritária e a cada vez mais descarada promoção de forças fascistas e xenófobas, bem como o alastrar dum terrorismo com ligações importantes aos governos e serviços secretos das grandes potências imperialistas (patente na Síria e na Líbia) são reflexo da opção de vastos sectores do grande capital pelo uso da força e da violência para impor a sua dominação.
Investida reaccionária na ordem do dia - América Latina na encruzilhada
por Luís Carapinha
A União Europeia ou a vida! A crise da UE e a «experiência» grega
por Ângelo Alves
Nas eleições de 25 de Janeiro de 2015 o povo grego, massacrado por anos de empobrecimento, ferido nos seus direitos sociais, laborais e de soberania, expressou a inequívoca rejeição da política de austeridade e de submissão à UE a aos ditames da troika. A mensagem com destinatários internos e externos foi muito clara: Basta, chegou o tempo de mudar!
Cuba: a frente económica e os desafios da revolução
por Luís Carapinha
Cuba celebra este ano o 56.º aniversário do triunfo da revolução, que derrubou o regime ditatorial e lacaio de Batista e abriu as portas à construção do socialismo, em pleno processo de «actualização» económica e social.
O mundo 25 anos após a «queda» do Muro de Berlim
por Ângelo Alves
Quando esta edição de O Militante chegar às mãos do leitor já muito possivelmente as televisões, os jornais, e outros media estarão a dar corpo a uma campanha ideológica em torno da data (9 de Novembro de 1989) que ficou conhecida como a «queda do Muro de Berlim».
Ucrânia – retrato de um golpe de estado - Revanchismo neofascista e agenda imperialista
por Luís Carapinha
Kiev amanheceu a 22 de Fevereiro sem Presidente. Traído pelo acordo assinado na véspera com os líderes da oposição sob os altos auspícios da troika da UE (Alemanha, França e Polónia), o chefe de estado da Ucrânia democraticamente eleito, Viktor Ianukóvitch, abandonara a capital ao fim de três meses de desmandos e violência armada nas ruas. O golpe de estado foi consumado no dia seguinte com a nomeação pelo parlamento do presidente interino, Turchinov, homem de confiança da magnata e ex-primeira-ministra, Iúlia Timochenko.
O pesadelo Estado-unidense
por André Levy
O sonho americano – de que o trabalho árduo é recompensado com a oportunidade de prosperidade, sucesso e ascensão social – levou centenas de milhares de emigrantes a escolherem os EUA como destino. Muitos entraram pelo porto de Nova Iorque e foram recebidos pela Estátua da Liberdade, onde estão inscritos os versos de Emma Lazarus: «Venham a mim as multidões exaustas, pobres e confusas ansiosas pela liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade... Eu guio-os com a minha tocha.»
Movimento comunista e revolucionário internacional - Questões de actualidade na luta ideológica
por Albano Nunes
Valorizando a realização do 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) realizado em Lisboa em Novembro de 2013, o comunicado da reunião do Comité Central do PCP de 14 e 15 de Dezembro afirma: «com plena consciência da existência de inevitáveis diferenças de opinião e, mesmo, de sérias divergências, o PCP continuará empenhado no fortalecimento, unidade e capacidade de acção do Movimento Comunista e Revolucionário Internacional, com base no exame franco e fraternal dos problemas comuns e nos princípios de igualdade, respeito mútuo, não ingerência nos assuntos internos e solidariedade recíproca, e rejeitando as diferentes formas de oportunismo, seja na sua expressão de adaptação ao sistema ou dogmática e sectária». É a propósito do denso conteúdo político e ideológico deste pequeno parágrafo de um documento do Comité Central do PCP que se considera útil tecer algumas considerações.
Terror e militarismo na estratégia dos EUA para enfrentar a crise
por Luís Carapinha
O fenómeno do terrorismo, na complexidade e multiplicidade de formas e facetas que encerra, esteve sempre associado – de modo directo ou indirecto – à manutenção dos interesses de classe dominantes. A situação actual não constitui excepção. A estratégia militarista dos EUA e a expansão do terrorismo de Estado continua a socorrer-se do subterfúgio da ameaça terrorista e da guerra contra a Al-Qaeda, apesar de há muito serem conhecidas as ligações promíscuas entre a acção do terrorismo islâmico e os centros de subversão do imperialismo. A guerra de agressão contra a Síria, em que segundo Damasco participam mercenários oriundos de 83 países, coloca a nu esta relação criminosa. Só não vê quem não quer.
A propósito das eleições italianas
por Jorge Cadima
As eleições gerais em Itália são reflexo, e por sua vez factor de ulterior agravamento, da crise que afecta aquele país, intimamente ligada à crise geral do capitalismo e à crise da União Europeia.
14º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários
por Ângelo Alves
Realizou-se de 23 a 25 de Novembro em Beirute (Líbano), o 14.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Realizado sob o lema «Fortalecer a lutas contra a escalada agressiva imperialista, pela satisfação dos direitos e aspirações sócio-económicas e democráticas dos povos, pelo socialismo» o 14.º Encontro Internacional contou com a participação de 60 delegações de partidos comunistas e operários oriundos de 44 países de todos os continentes. O Partido Comunista Português fez-se representar por Ângelo Alves, membro da Comissão Política do CC e por Inês Zuber, deputada ao Parlamento Europeu, e no decorrer dos trabalhos foi proferida a intervenção que agora o "O Militante" publica.
Quem lucra na Alemanha com o(s) pacto(s) de agressão
por Rui Paz
«Uma terra sem amos» - A crise do capitalismo, a luta e a alternativa
por Ângelo Alves
Fascismo: raízes históricas e ameaça actual
por Jorge Cadima
Nove décadas após a entrega do poder a Mussolini pelas classes dominantes italianas, o ascenso de forças de extrema direita e abertamente fascistas é uma realidade do continente europeu. Desde a glorificação oficial de veteranos das SS nas repúblicas bálticas, à entrada dos neo-nazis no Parlamento grego, o monstro ergue de novo a cabeça. Urge, pois, recordar alguns aspectos da natureza e do papel histórico do fascismo, bem como das cumplicidades que rodearam a sua ascensão. Para que não se voltem a repetir.
Crise e Transição Política - Um livro de leitura indispensável
por Filipe Diniz
A questão nacional e a luta pelo socialismo na actualidade
por Alexandre Araújo
O imperialismo e a crise mundial
por Jorge Cadima
O complexo militar industrial e a energia nuclear
É geralmente reconhecido que o termo «complexo militar-industrial» foi introduzido pelo general Dwight Eisenhower no seu discurso de despedida como presidente dos EUA, em 1961.
Luta de classes nos EUA
por André Levy
Cuba socialista - Os 50 anos de Playa Girón
por Jorge Cadima
A guerra da Coreia e os perigos actuais na Península Coreana
por Jorge Cadima
África do Sul, 12.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários
Alemanha: 20 anos de contra-revolução
por Rui Paz
Faz 20 anos, a 3 de Outubro, que a Alemanha Federal iniciou oficialmente o processo de anexação e colonização da República Democrática Alemã. A grande burguesia e os servidores do capital monopolista costumam apresentar os acontecimentos que conduziram ao fim do socialismo na RDA como um acto «revolucionário» ou «libertador», mas o tempo encarregou-se de demonstrar que se estava e continua a estar perante um prologando processo contra-revolucionário de proporções devastadoras.
65 anos da Vitória Intervir no debate ideológico
por Pedro Guerreiro
A ofensiva de classe no plano mundial
por Jorge Cadima
A crise do capitalismo, os comunistas, a luta e a alternativa
por Ângelo Alves
Japão, entre a estagnação e a deflação - Um retrato do sistema capitalista mundial
por Pedro Carvalho
1989-2009 - Europa de Leste das ilusões à amargura
por Luís Carapinha
Crise e armamentismo (*)
por Sérgio Ribeiro
Sobre o fascismo e a verdade histórica
por Jorge Cadima
Há 70 anos, iniciava-se a II Guerra Mundial. Pela segunda vez num quarto de século, as rivalidades e belicismo congénito do capitalismo ceifavam a vida a dezenas de milhões de seres humanos e semeavam a destruição. Entre as duas grandes guerras, o planeta foi varrido pela maior crise económica do capitalismo até então conhecida. Das entranhas dum sistema de exploração em agonia surgiu o monstro do nazi-fascismo, que precipitou a catástrofe de 1939-45 e chegou a imperar sobre quase todo o continente europeu.
América Latina em mudança - Impactos e desafios da crise
por Luís Carapinha
Partidos comunistas e operários - Encontro Internacional de São Paulo
por Ângelo Alves
Genocídio sistemático na Palestina - A barbárie da civilização
por José Goulão
60 anos ao serviço do imperialismo
por Jorge Cadima
50 anos de Revolução Cubana
O Cáucaso como pretexto - A escalada imperialista contra a Rússia
Deriva securitária do Capital...
por Maurício Miguel
(V. I. Lénine, As Três Fontes e as Três Partes Constitutivas do Marxismo, Obras Escolhidas em três tomos, Edições «Avante!», 1977, pp. 38-39)
Itália - Um percurso e uma eleição
por Jorge Cadima
Chipre - Uma merecida vitória
por Miguel Madeira
Os EUA em tempos de crise e de eleições
por André Levy
América Latina - Mudança progressista na mira de Washington
por Luís Carapinha
De novo o Kosovo
por Jorge Cadima
Médio Oriente - A difícil construção do Estado palestiniano
por José Goulão
Fascismo e neofascismo na Europa
por Rui Paz
Europa – apontamento sobre meio século de história
por Albano Nunes
Encruzilhada imperialista
por Jorge Cadima
Processo libertador venezuelano em definição - Desafios e ameaças no horizonte bolivariano
por Luís Carapinha
Cuba uma vitória exemplar
O desmantelamento da Jugoslávia e a hegemonia alemã na Europa
por Rui Paz
China o acordar de um gigante económico
Ofensiva imperialista e potencialidades revolucionárias
Revanchismo e contra-revolução social na Alemanha
por Rui Paz
O anticomunismo e a ofensiva do imperialismo
por Jorge Cadima